Decorre neste momento a audição de Phil Hogan e Pierre Moscovici, dois dos comissários nomeados em perigo neste exame perante os deputados dos futuros membros da Comissão Europeia, que decorre desde segunda-feira.
O irlandês e o francês, por razões muito distintas, correm alguns riscos; no caso de Moscovici, emergiu paradoxalmente da audição do inglês Hill uma nova realidade: o jogo de equilíbrios políticos, entre a direita e a esquerda do Parlamento Europeu, podendo dar-se o caso do francês vir a ser uma espécie de moeda de troca para a rejeição e/ou aceitação (conjunta) do designado pelo Reino Unido.
A seguir com atenção: para já, não se pode dizer que a audição de Pierre Moscovici esteja a correr extremamente bem. Dossiê sensível, aliás…
Quem estiver interessado em acompanhar as audições ao vivo, clique aqui, e terá de imediato disponíveis as opções, de acordo com as audições em curso. O link é http://www.elections2014.eu/pt/new-commission/hearings, site do Parlamento Europeu.
Se tudo correr bem, espero ainda hoje “postar” aqui uma espécie de ponto da situação sobre todas as audições – e uma previsão da minha lavra (isto é, portanto, falível).