EURATÓRIA

Início » Info UE » Ucrânia e a política europeia de vizinhança

Ucrânia e a política europeia de vizinhança

Nos últimos dias, a situação na Ucrânia tem-se complicado e torna-se difícil para os portugueses, e os ocidentais em geral, ter uma ideia clara sobre o que se está a passar: será a Rússia a má da fita? Terá a UE agido mal ao fazer pressão para o governo ucraniano tomar medidas relacionadas com a democracia e os direitos humanos, como a libertação de Timoshenko? Em que contexto e com que fundamento (e legitimidade) o fez? Será o maniqueísmo da opção entre a UE (e os acordos de criação de zonas de comércio livre) e a Rússia – na definição do alinhamento futuro do país – uma forma correcta de colocar a questão? Como abordar o problema de um povo que vive dividido – fundamentalmente dividido – entre uma visão russa e uma visão ocidental da vida, das alianças, das cumplicidade, da identidade (45% versus 55% aproximadamente)?

Relativamente a todas estas perguntas – e a montante da questão – está a política europeia de vizinhança e, em particular, a parceria a leste (eastern partnership). Para saber mais sobre o assunto, o melhor é consultar o texto (em inglês) resultante da recente Cimeira de Vilnius:

http://www.eu2013.lt/en/news/statements/-joint-declaration-of-the-eastern-partnership-summit-vilnius-28-29-november-2013


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: