EURATÓRIA

Início » Info UE » Notícias da semana

Notícias da semana

Esta semana aconteceu:

  • Um grupo substancial de membros do Governo Português esteve em Bruxelas, onde se reuniu com a Comissão Europeia. Foi a ocasião para o Presidente da Comissão, Durão Barroso, garantir que nunca criticou o Tribunal Constitucional, tendo apenas alertado para as consequências que algumas decisões podem ter sobre os compromissos portugueses com a União. Em causa, afinal, está a conclusão do actual programa de assistência. Para o seu sucesso, na opinião de Barroso, pode contribuir um eventual consenso político e social.
  • Perante os deputados europeus, responsáveis da Comissão e do BCE reconheceram que alguns aspectos do resgate financeiro aos países em dificuldades talvez pudessem ter tido outros contornos. Numa audição realizada na instituição parlamentar europeia, ouviram-se muitas críticas dos eurodeputados, em particular no que respeita à austeridade excessiva a que os países em causa foram sujeitos. Em geral, contudo, a Comissão considerou que não existiam muitas alternativas e que já começam a ver-se os primeiros sinais de recuperação económica nesses países.
  • O Diário Económico escreveu esta semana que Miguel Poiares Maduro, antigo advogado-geral do Tribunal de Justiça da União e actual Ministro pode vir a ser apresentado pelo PSD para o cargo de comissário europeu no próximo quinquénio. Muito vai obviamente depender das próximas eleições (na Europa), do que suceder em Portugal até às legislativas e da própria arquitectura da Comissão Europeia a partir de 2015.
  • Continuam as notícias sobre o crescimento dos partidos anti-europeus e de direita radical com vista às próximas eleições europeias: a extrema-direita em ascensão na Europa e a ameaça ao modelo europeu com clara ressonância noutros períodos históricos conturbados. Pode dizer-se, afinal, que o ano que vem será sem dúvida decisivo para a formatação do nosso futuro colectivo.
  • Foi confirmada pelo Partido Socialista Europeu a candidatura do actual Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, à Presidência da Comissão Europeia. A escolha do novo líder da Comissão terá lugar em inícios de 2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: