EURATÓRIA

Início » Os meus convidados » O meu convidado: Eva Gaspar

O meu convidado: Eva Gaspar

EvaGaspar[1] 

A Eva Gaspar é jornalista. Não tem tempo para mais nada excepto, naturalmente, a família.

Fizemos um acordo: ela escolhe alguns textos que publica on-line no seu jornal, consoante o interesse que julga terem para um blog designado “euratória”. Envia-me esses textos e eu adiciono-os aqui. É simples. É justo. E a quem tiver a paciência de aceder a este blog oferece uma visão (muito) conhecedora da realidade europeia, do funcionamento das instituições, das políticas públicas, do comportamento dos políticos.

Com a sua contribuição o euratória torna-se, espero, muito mais útil para todos quantos o frequentarem.

É que a Eva foi correspondente em Bruxelas durante muitos anos. Acompanhou Cimeiras europeias, entrevistou deputados e comissários, primeiros-ministros e responsáveis portugueses (e não só), frequentou o meeting diário da Comissão europeia centenas de vezes. Durante todo esse tempo, tornou-se uma voz respeitada, uma profissional escutada, uma jornalista credível. E o Jornal de Negócios ofereceu-lhe a possibilidade de exercer esse magistério em Portugal, após tantos anos ausente, fazendo o que gosta no seu país.

A Eva é pão pão queijo queijo: como jornalista relata factos, dilucida de forma clara (e sempre objectiva) os temas mais complexos. Como comentadora, o que é também cada vez mais, diz exactamente o que pensa sem tabus nem complexos, elogia aquilo de que gosta, critica quando julga haver razões para isso. E, mais do que ouvir, escuta, integrando as opiniões alheias e perguntando sempre, como deve fazer uma pessoa inteligente (sobretudo se é jornalista).

Prometeu artigos e eu prometi publicá-los aqui, partilhando-os com amigos, no blog, naturalmente, mas também no Facebook e através das diferentes listas de distribuição que alimento.

A Eva Gaspar é uma mulher bonita e uma mulher inteligente. Alguém me disse um dia que não há pior combinação aos olhos daqueles que execram nos outros aquilo que lhes falta e procuram compensar com arrogância, cegueira, estupidez.

Felizmente, ainda há jornalistas assim. E felizmente, ela privilegia-me com a sua amizade.

 


1 Comentário

  1. Eva Gaspar diz:

    Fiquei comovida… Obrigada pelos teus cuidados e pela tua amizade. Beijo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: