EURATÓRIA

Início » Info UE » I am Malala – Em defesa da Humanidade

I am Malala – Em defesa da Humanidade

Em defesa da Humanidade: é o mote que sublinha a atribuição do Prémio Sakharov deste ano à jovem paquistanesa Malala Yousafzai. O Prémio ser-lhe-á entregue no dia 20 de Novembro, no Parlamento Europeu em Estrasburgo.

 Há pouco mais de um ano, a jovem foi baleada na cabeça por ordem dos fundamentalistas islâmicos talibãs do seu país. Sobreviveu.

 Na passada quinta feira, dia 10 de Outubro de 2013, foi atribuído a Malala pelo Parlamento Europeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2013.

 No dia seguinte, Malala foi recebida por Obama na Casa Branca. O Presidente norte-americano elogiou a jovem pela inspiração que resulta do seu “trabalho apaixonado em favor da educação das jovens no Paquistão”. Malala Yousafzai respondeu-lhe agradecendo o apoio prestado pelos Estados Unidos à educação no seu país e também no Afeganistão. No encontro criticou também os ataques com drones que, na sua opinião, ao atingirem com frequência vítimas inocentes, contribuem para aumentar o ressentimento e o terrorismo. É preferível apostar ainda mais na educação, disse.

 I’m Malala, escreve no título do seu livro autobiográfico a jovem de 16 anos. Ao atribuir-lhe o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, o Parlamento Europeu coloca-a num patamar em que já estão personalidades tão ilustres como Nelson Mandela, Alexander Dubcek, Aung San Suu Kyi, As Mães da Praça de Maio (organização argentina), Xanana Gusmão, a ONU, (o dissidente chinês) Hu Jia, e os Activistas da Primavera Árabe, entre dezenas de outros premiados. E envia um recado simples ao Mundo, através deste que é hoje em dia, provavelmente, o segundo mais importante galardão global relativo a direitos humanos, logo a seguir ao Nobel da Paz:

 Nunca é cedo de mais, nunca é tarde de mais, para lutar pela dignidade humana, pela liberdade de pensamento e expressão, pela democracia e pela paz. E quem o faz em detrimento do seu conforto, com risco de vida ou de encarceramento, tortura ou isolamento, quem o faz em nome e por causa de outros, merece sem dúvida o reconhecimento da comunidade internacional, dos cidadãos do Mundo inteiro amantes da liberdade e do desenvolvimento harmonioso.

Martin Shulz, Presidente do Parlamento Europeu: “Ao atribuir o Prémio Sakharov a Malala Yousafzai, o Parlamento Europeu reconhece a força incrível desta jovem. Malala bate-se com coragem pelo direito de todas as crianças à educação, um direito que é frequentemente negligenciado em relação às raparigas “, referindo ainda que há no Mundo à volta de 250 milhões de jovens mulheres impedidas de frequentar a escola sem restrições.

Foi já há cinco anos, com apenas 11 de idade, que Malala Yousafzai, agora com 16 anos, fez o seu primeiro discurso público, que designou “Como se atrevem os talibã a retirar o meu direito básico à educação?” (Setembro de 2008). Estudante em Mingora, Paquistão, no distrito de Swat, a jovem sabia já então que desafiava o regime talibã local, que proibia as raparigas de ir à escola. Tendo todas as escolas femininas controladas pelos talibã sido encerradas no início de 2009, Malala lançou um blog em defesa do direito à educação. Em Outubro de 2012, conhecida a sua identidade, atiradores talibã atingiram-na a tiro na cabeça e pescoço, à saída do autocarro escolar.

Malala Yousafzai não desistiu. Malala Yousafzai não desistirá. E foi por isso que o Parlamento Europeu lhe atribuiu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Porque nunca é cedo de mais para lutar pela dignidade humana. Nem tarde de mais. E se a coragem tem um preço, como no seu caso, a coragem tem um valor que em muito excede esse preço.

Para mais informações, consultem o site:

http://www.europarl.europa.eu/news/pt/news-room/content/20131009IPR21810/html/Pr%C3%A9mio-Sakharov-2013-vai-para-jovem-paquistanesa-Malala-Yousafzai


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: