EURATÓRIA

Início » Uncategorized » Uma pergunta (a ver se alguém me consegue explicar)…

Uma pergunta (a ver se alguém me consegue explicar)…

A semana passada, como referi nas notícias da semana, o Parlamento Europeu (PE) rejeitou o acordo intergovernamental sobre as perspectivas financeiras 2014-20.

Em 3 frases: as perspectivas financeiras plurianuais não são o orçamento mas um sistema para reforçar a disciplina orçamental, determinar o aumento máximo das despesas da União e garantir anualmente o desenrolar harmonioso do processo orçamental; introduzem um tecto duplo, para as despesas totais e para cada categoria de despesas. O mês passado, o Conselho Europeu acordou pela primeira vez uma redução das despesas em relação ao exercício anterior.

Na altura (sei-o bem porque participei nelas), foram muitas as discussões e os ecos mediáticos. Toda a gente opinou, ninguém se coibiu de comentar os resultados.

 Um mês passado, mais coisa menos coisa, o PE – única  instituição com representantes directamente eleitos pelos europeus para o efeito -, considerando tratar-se de um quadro financeiro que não promove o crescimento rejeitou-o e apelou a uma solução flexivel, aberta a revisões e com um recursos próprios adequados.

Ora aqui está a pergunta (prometo publicar a melhor resposta): porque é que ninguém, ou muito pouca gente, se deu ao trabalho de comentar a decisão do Parlamento, sobretudo aqueles que com tanto gosto escreveram ou falaram sobre o acordo há um mês?

Saliento: a rejeição do PE é vinculativa, não é uma opinião.

E quanto à razão da pergunta, se alguém não perceber porque a coloco, terei muito gosto em explicar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: