A semana 12 (16 a 22 Março 2013)
Dias 16, 17 e 18 (sábado a segunda): Chipre, Chipre e mais Chipre. Este fim-de-semana, a enxurrada de notícias, reacções e opiniões sobre o resgate do país foi enorme. Pouco espaço ficou para que alguém reparasse noutras notícias “europeias”. Como por exemplo: a comissária Catherine Ashton, responsável pela representação externa da União, não pretende continuar em Bruxelas depois de 2014, seguindo o exemplo de Van Rompuy, que também anunciou estar a preparar-se para deixar a política em finais de 2014.
Dia 19 (terça): Foi acordada entre Parlamento Europeu, Comissão e Conselho a criação do mecanismo de supervisão bancária. Esta é uma das etapas importantes no caminho para a verdadeira e necessária união bancária. Têm agora a palavra os 27 países da União.
Dia 20 (quarta): O Presidente norte-americano terá informado o Congresso da sua intenção de lançar no prazo máximo de 60 dias o anunciado acordo de livre comércio transatlântico. Criação de emprego e aumento da competitividade são o objectivo almejado por este acordo ambicioso, ainda longe de ver a luz do dia.
Dia 21 (quinta): A Comissão Europeia anunciou que pretende accionar Portugal no Tribunal de Justiça da União Europeia: em causa a violação das regras da concorrência na assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, o que pode provocar mais custos e uma pior prestação dos serviços.
Dia 22 (sexta): Alternativa à vista para Chipre desbloquear o apoio europeu: criação de fundo de investimento e reestruturação do sector bancário, com maiores depositantes a poder perder até 40%. Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos…